IESMT - Instituto de Ensino Superior de Mato Grosso

Esqueci minha senha | Como acessar

Acervo

Seu acervo é composto de livros, revistas, jornais, anuários, monografias, CD Rom, DVD e fitas de vídeo. Constantemente são efetuadas novas aquisições de livros e assinaturas de periódicos, permitindo o aumento e atualização do acervo.
O trabalho da Biblioteca está voltado à missão da instituição, tendo como resultado final o atendimento satisfatório ao usuário, no que diz respeito à demanda nos serviços de informação. A mesma apóia os programas da Instituição disseminando informações através de serviço ágil, eficiente e atualizado, atuando como suporte bibliográfico de pesquisa nas diversas áreas do conhecimento.

Organização técnica e física do acervo

O setor de processamento técnico é responsável pela análise temática (classificação e indexação) e descritiva (catalogação) dos materiais bibliográficos que compõem o acervo da Biblioteca, bem como pelo controle de cabeçalhos de assunto e autores, obedecendo a critérios biblioteconômicos internacionais de padronização.
Para o processamento técnico dos livros o código de catalogação utilizado é o Anglo American Cataloguing Rules, 2nd ed. (AACR2).
O sistema de classificação adotado é CDU - Classificação Decimal Universal. E para notação de autor é utilizada a Tabela Cutter.
O armazenamento da coleção se dá por alfabetação, onde é seguida a seqüência da CDU e depois o Cutter de cada título. O processo operacional voltado para o acesso e recuperação da informação ocorre por meio da etiquetagem com a utilização de código de barras e número de chamada.
Os periódicos estão separados por cursos e ordenados nas estantes por ordem alfabética dos títulos, em seção própria.

Instalações para acervo

O espaço físico e sua organização atende às necessidades de todos os usuários, inclusive àqueles com necessidades especiais. A estrutura física conta com um espaço físico de 990m², sinalização visível, ventilação natural, ambiente climatizado, tratamento acústico, iluminação natural e artificial, e equipamento contra incêndio.
Salas de estudo em grupo: a biblioteca possui duas salas de estudo em grupo, sendo que ambas possuem espaço físico de 20m.
Ambiente de estudo individual: com um espaço físico de 380m².
Sala de coordenação e processamento técnico: utilizada para administração da biblioteca. Em um espaço físico de 30m² a adequação/organização do mobiliário desta sala, foi feita de maneira flexível, permitindo assim que esta possa ser utilizada também para pequenas reuniões. E também espaço onde é realizado todo o processamento de análise, seleção, carimbagem, etiquetagem, classificação, catalogação e indexação dos materiais que compõem o acervo.
Hemeroteca e Videoteca: Espaço destinado a hemeroteca e videoteca Conta espaço de 21,00m², local onde o aluno poderá encontrar Jornais, Periódicos (semanais, mensais e anuais), revistas, monografias, Fitas de Vídeo e DVD. Acervo de livre acesso aos usuários.
Espaço do acervo: Com espaço de 200m², espaço onde ficam dispostos os livros para empréstimo e pesquisa.
Política de desenvolvimento de coleções
As coleções precisam evoluir harmoniosamente em todas as áreas existentes no acervo. Por isso, adotou-se na Biblioteca Mãe Bonifácia, a Política de Desenvolvimento de Coleções, com intuito de nortear critérios para o desenvolvimento e atualização do acervo e evitar que o mesmo cresça desordenadamente, sem metas e objetivos definidos. Nossa política tem como objetivos:

  • Estabelecer normas para seleção e aquisição de material bibliográfico;
  • Disciplinar o processo de seleção, tanto em quantidade como em qualidade, de acordo com as características de cada curso oferecido pela Instituição;
  • Garantir a continuidade e a adequação necessárias à formação da coleção;
  • Atualizar permanentemente o acervo, permitindo o crescimento e o equilíbrio do mesmo nas áreas de atuação da instituição;
  • Direcionar o uso racional dos recursos financeiros;
  • Estabelecer prioridades de aquisição de material;
  • Traçar diretrizes para a avaliação das coleções e o descarte do material.
  • Com os critérios adotados torna-se possível o crescimento racional e equilibrado do acervo, de forma qualitativa e quantitativa.

Política de aquisição, atualização e expansão do acervo

A política de aquisição, atualização e expansão do acervo visam disponibilizar informações renovadas e de qualidade aos usuários e é desenvolvida constantemente, analisando os seguintes critérios:
● Título condizente com a proposta pedagógica dos cursos oferecidos;
● Títulos solicitados na ementa curricular;
● Demanda de usuários, relação de quantidade de títulos e volumes por quantidade de alunos;
● Solicitação de alunos, professores e coordenadores;
● Atualizações através de datas de publicações e lançamentos de novas edições.
      A política de aquisição aplicada prevê uma concentração maior de aquisições no início de cada semestre, entretanto, isto não impede que sejam efetuadas aquisições esporádicas mensais em decorrência da demanda.
      Quando temos que comprar livros, periódicos e outros suportes informacionais, são repassadas essas necessidades para a Mantenedora, onde a mesma aloca parte de seu orçamento para atualização do acervo.
       O processo de aquisição de livros e periódicos ocorre de modo indireto, tendo sua operacionalização como cotação e fechamento de pedido de fornecimento através do Departamento de Compras; e não pela Biblioteca, mas os títulos a serem adquiridos são fornecidos pela Biblioteca.
A cooperação entre biblioteca, docentes, mantenedora e departamento de compras propicia uma otimização de recursos financeiros e bibliográficos, com diretrizes focadas no atendimento eficaz, na demanda dos usuários e na formação do acervo.

Informatização

Além de possuir seu acervo disponível para pesquisa via Intranet, a Biblioteca Mãe Bonifácia está totalmente informatizada, tendo todo seu acervo catalogado em base de dados, permitindo agilidade e precisão nos serviços de catalogação, consulta, empréstimo e devolução.
Disponibiliza aos usuários, 11 (onze) computadores para acesso gratuito à Internet, utilização de recursos multimídia e acesso a base de dados. A Biblioteca possui ainda 08 computadores para realização de serviços internos (catalogação, consultas, empréstimo, devolução e acesso à Internet) e 2(dois) com acesso a base de dados da Biblioteca. Está ligada ao IBICT através do sistema COMUT, que possibilita a consulta ao acervo das principais bibliotecas do país.